SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Formación continuada en el contexto del Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada: alineación entre la práctica, princípios formativos y objetivosLos significados de la formación docente desarrollada por el Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad Apropiada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Políticas de formação do alfabetizador e produção de políticas curriculares: pactuando sentidos para formação, alfabetização e currículo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.107-128. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0005.

Este artigo discute o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (2012), programa instituído pelo Ministério da Educação que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade e que tem como ação prioritária a formação do professor alfabetizador. Argumenta-se que a produção de políticas é luta por significação que envolve diferentes discursos que se articulam na produção de um discurso pedagógico que, em busca de qualidade, nesse caso, significa o investimento na formação de professores como instituidores de políticas curriculares. Analisam-se os documentos referentes ao PNAIC e outros com os quais ele se relaciona, interrogando os sentidos de formação, currículo e alfabetização que deles se depreendem, observando o deslocamento/deslizamento do que se considera, neste artigo, núcleo de significação importante para as propostas: o direito à aprendizagem. Daí se desdobra a valorização das discussões metodológicas/procedimentais, em uma centralidade da dimensão do ensino que se observa na proposta.

Palabras clave : PNAIC; Formação do Alfabetizador; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )