SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Education policies for literacy teachers and curricular policies development: agreeing on meanings for education, literacy and curriculumThe formation of educators: a study on PNAIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

KLEIN, Ana Maria; GALINDO, Monica Abrantes  and  D'AGUA, Solange Vera Nunes de Lima. Os significados da formação docente desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.129-150. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0006.

Este artigo investiga a formação continuada docente como política pública voltada ao enfrentamento do problema do analfabetismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio das percepções de 1.515 professores alfabetizadores do noroeste paulista que participaram do programa federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC durante o ano de 2013. A formação docente é discutida com base nos autores Tardif, Imbernón e Nóvoa. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas disponibilizadas em um servidor online para pesquisas. A metodologia adotada foi qualitativa e os dados revelam que os processos envolvidos na realização de uma formação, como trabalhos em grupo e metodologia, são tão valorizados quanto o acesso a novos conhecimentos.

Keywords : Formação Continuada em Serviço; Percepções de Professores Alfabetizadores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )