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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

KLEIN, Ana Maria; GALINDO, Monica Abrantes  e  D'AGUA, Solange Vera Nunes de Lima. Os significados da formação docente desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.129-150. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0006.

Este artigo investiga a formação continuada docente como política pública voltada ao enfrentamento do problema do analfabetismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio das percepções de 1.515 professores alfabetizadores do noroeste paulista que participaram do programa federal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC durante o ano de 2013. A formação docente é discutida com base nos autores Tardif, Imbernón e Nóvoa. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas disponibilizadas em um servidor online para pesquisas. A metodologia adotada foi qualitativa e os dados revelam que os processos envolvidos na realização de uma formação, como trabalhos em grupo e metodologia, são tão valorizados quanto o acesso a novos conhecimentos.

Palavras-chave : Formação Continuada em Serviço; Percepções de Professores Alfabetizadores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

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