SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Los significados de la formación docente desarrollada por el Pacto Nacional para la Alfabetización en la Edad ApropiadaEducación inclusiva y formación docente: desafíos y perspectivas a partir del Pacto por la Alfabetización Nacional en la Edad Apropiada índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

COUTO, Maria Elizabete Souza  y  GONCALVES, Alba Lúcia. A formação dos formadores: um estudo sobre o PNAIC. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.151-170. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0007.

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de professores formadores (Orientadores de Estudos - OE) que assumem a responsabilidade da formação dos professores alfabetizadores e como esses formadores constroem conhecimento para contribuir na formação dos professores alfabetizadores. A pesquisa é de natureza qualitativa e, para coleta de dados, utilizamos um questionário que foi respondido por 49 professores formadores. Na leitura dos dados, compreendemos que a formação dos formadores é um campo ainda pouco estudado e explorado. Os formadores relataram a construção e a mobilização de uma base de conhecimento necessária ao desenvolvimento dessa função e, consequentemente, a construção do seu processo formador para formar os professores alfabetizadores, (re)constituindo situações que são teóricas e práticas, mobilizando conhecimentos referentes, por exemplo, ao planejamento, à leitura, à escrita, à oralidade. Assim, os formadores estão ampliando seu repertório de conhecimentos e ajudando os professores alfabetizadores a construir conhecimentos na área de alfabetização.

Palabras clave : Formação de Formadores; Professor Alfabetizador; PNAIC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )