SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Os significados da formação docente desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaEducação inclusiva e formação de professores: desafios e perspectivas a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COUTO, Maria Elizabete Souza  e  GONCALVES, Alba Lúcia. A formação dos formadores: um estudo sobre o PNAIC. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.151-170. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0007.

Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação de professores formadores (Orientadores de Estudos - OE) que assumem a responsabilidade da formação dos professores alfabetizadores e como esses formadores constroem conhecimento para contribuir na formação dos professores alfabetizadores. A pesquisa é de natureza qualitativa e, para coleta de dados, utilizamos um questionário que foi respondido por 49 professores formadores. Na leitura dos dados, compreendemos que a formação dos formadores é um campo ainda pouco estudado e explorado. Os formadores relataram a construção e a mobilização de uma base de conhecimento necessária ao desenvolvimento dessa função e, consequentemente, a construção do seu processo formador para formar os professores alfabetizadores, (re)constituindo situações que são teóricas e práticas, mobilizando conhecimentos referentes, por exemplo, ao planejamento, à leitura, à escrita, à oralidade. Assim, os formadores estão ampliando seu repertório de conhecimentos e ajudando os professores alfabetizadores a construir conhecimentos na área de alfabetização.

Palavras-chave : Formação de Formadores; Professor Alfabetizador; PNAIC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )