SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1La formación de formadores: los estudios sobre del PNAICEl formador de profesores de Lengua Portuguesa del PNAIC y las alteraciones en sus prácticas profesionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ANTUNES, Helenise Sangoi; RECH, Andréia Jaqueline Devalle  y  AVILA, Cínthia Cardona de. Educação inclusiva e formação de professores: desafios e perspectivas a partir do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.171-198. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0008.

Este artigo tem como finalidade discutir a respeito da formação de professores sob o viés da perspectiva da Educação Inclusiva. São analisadas as contribuições de um programa de formação de professores frente à sua prática pedagógica junto aos alunos com deficiência. Para tanto, realizou-se uma pesquisa em que os professores Orientadores de Estudo, participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do Rio Grande do Sul, refletiram sobre as possíveis contribuições desse programa para com suas práticas pedagógicas frente aos alunos com deficiência. Diante disso, 347 Orientadores de Estudo responderam a uma entrevista estruturada, em que se constatou que o PNAIC contribuiu com a prática pedagógica inclusiva de 74,06% desses professores. Além disso, para 95,1% deles, o PNAIC contribuiu como um programa de formação continuada qualificando suas práticas pedagógicas. Acreditase, portanto, que o PNAIC colaborou para ressignificar a prática pedagógica de muitos professores, além de oportunizar uma formação, ainda que incipiente, sobre a Educação Inclusiva.

Palabras clave : Educação Inclusiva; Formação de Professores; Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )