SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Inclusive education and continuous teacher education: challenges and perspectives from the National Pact for Literacy at the Right AgeLiteracy practices in multi-graded classrooms in the context of the National Pact for Literacy at the Right Age (PNAIC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SHIMAZAKI, Elsa Midori  and  MENEGASSI, Renilson José. O formador de professores de Língua Portuguesa do PNAIC e as alterações em suas práticas profissionais. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.199-213. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0009.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) propõe-se a oferecer aos professores de 1º ao 3º anos conhecimentos necessários sobre os processos de alfabetização e letramento para que as crianças no Brasil sejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Nesse programa, o papel do formador de professor é aqui discutido por meio de um questionário aplicado junto aos onze formadores de professores da Universidade Estadual de Maringá, com o qual se investigou como essas influências se caracterizam. Os dados coletados demonstram que os desdobramentos do PNAIC evidenciam-se não somente na melhoria de suas práticas docentes em sala de aula como também em: a) trabalhos externos para formação continuada; b) participação em projetos de pesquisa institucional; c) apresentação e participação em eventos acadêmicos; d) docência em cursos de especialização; e) aprovação em Programa de Pós-Graduação stricto sensu. Tais resultados demonstram como o PNAIC apresenta abrangências e influências muito maiores do que aquelas previstas inicialmente.

Keywords : Professor Formador; PNAIC; Práticas Profissionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )