SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1El formador de profesores de Lengua Portuguesa del PNAIC y las alteraciones en sus prácticas profesionalesDel papel atribuido al papel ejercido: la política de formación continua de alfabetizadores en municipios del estado de Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SA, Carolina Figueiredo de  y  PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.215-241. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0010.

Este estudo de caso teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização em uma turma multisseriada do campo por professora participante do PNAIC. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2002). Procedemos à avaliação diagnóstica da turma com escrita de palavras, analisadas com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita e realizamos análise documental dos cadernos de formação do PNAIC - Educação do Campo (edição 2013). Percebemos algumas "marcas" do PNAIC ao longo das observações, principalmente da ordem do pedagógico (CHARTIER, 2002) no trabalho com os livros de literatura, jogos de alfabetização e na apropriação da metodologia de projetos e sequências didáticas.

Palabras clave : Formação Continuada de Professores; Práticas de Alfabetização; Turmas Multisseriadas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )