SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O formador de professores de Língua Portuguesa do PNAIC e as alterações em suas práticas profissionaisDo papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SA, Carolina Figueiredo de  e  PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.215-241. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0010.

Este estudo de caso teve como objetivo geral analisar as práticas de alfabetização em uma turma multisseriada do campo por professora participante do PNAIC. Como procedimentos metodológicos, realizamos observações de aula e entrevistas semiestruturadas, analisadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin (2002). Procedemos à avaliação diagnóstica da turma com escrita de palavras, analisadas com base na teoria da Psicogênese da Língua Escrita e realizamos análise documental dos cadernos de formação do PNAIC - Educação do Campo (edição 2013). Percebemos algumas "marcas" do PNAIC ao longo das observações, principalmente da ordem do pedagógico (CHARTIER, 2002) no trabalho com os livros de literatura, jogos de alfabetização e na apropriação da metodologia de projetos e sequências didáticas.

Palavras-chave : Formação Continuada de Professores; Práticas de Alfabetização; Turmas Multisseriadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )