SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Prácticas de alfabetización en clase multigrado en el contexto del Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Apropiada (PNAIC)Posibilidades e influencias de educación continua en la construcción de la docencia de maestros alfabetizadores de Araucária/PR: un análisis dialogico-responsivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RABELO, Clotenir Damasceno  y  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.243-269. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0011.

Este artigo aborda o papel exercido pelos municípios nas políticas de formação continuada de alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa realizada em Municípios cearenses, tendo como recorte contextual o período de 2003 a 2006. O exame traz a noção de relações intergovernamentais e mecanismos cooperativos como ferramentas teórico-centrais e, por meio de etapas inter-relacionadas de análise bibliográfica e documental e de trabalho de campo, procede a análise da inter-relação das políticas municipais e as políticas elaboradas pelo Governo Federal e/ou Estadual para a formação continuada de alfabetizadores. A pesquisa revela que, no plano das realidades pesquisadas, cuidar das políticas de formação continuada dos alfabetizadores não é papel municipal exclusivo, mas competência comum aos entes federados, no âmbito do federalismo cooperativo brasileiro.

Palabras clave : Relações Intergovernamentais; Políticas de Formação Continuada de Alfabetizadores; Papel do Município.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )