SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Práticas de alfabetização em turma multisseriada no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)Possibilidades e influências da formação continuada na construção da docência de professoras alfabetizadoras de Araucária/PR: uma análise dialógico-responsiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

RABELO, Clotenir Damasceno  e  CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Do papel atribuído ao papel exercido: a política de formação continuada de alfabetizadores em municípios cearenses. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.243-269. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0011.

Este artigo aborda o papel exercido pelos municípios nas políticas de formação continuada de alfabetizadores. Trata-se de uma pesquisa realizada em Municípios cearenses, tendo como recorte contextual o período de 2003 a 2006. O exame traz a noção de relações intergovernamentais e mecanismos cooperativos como ferramentas teórico-centrais e, por meio de etapas inter-relacionadas de análise bibliográfica e documental e de trabalho de campo, procede a análise da inter-relação das políticas municipais e as políticas elaboradas pelo Governo Federal e/ou Estadual para a formação continuada de alfabetizadores. A pesquisa revela que, no plano das realidades pesquisadas, cuidar das políticas de formação continuada dos alfabetizadores não é papel municipal exclusivo, mas competência comum aos entes federados, no âmbito do federalismo cooperativo brasileiro.

Palavras-chave : Relações Intergovernamentais; Políticas de Formação Continuada de Alfabetizadores; Papel do Município.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )