SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1From the assigned to the played role: literacy teacher continuing education in municipalities of the state of Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RADVANSKEI, Sônia de Fátima  and  HAGEMEYER, Regina Cely de Campos. Possibilidades e influências da formação continuada na construção da docência de professoras alfabetizadoras de Araucária/PR: uma análise dialógico-responsiva. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.1, pp.271-296. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i1.0012.

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com cinco professoras alfabetizadoras da Rede Municipal de Ensino de Araucária/PR, com mais de dezoito anos de docência, desenvolvida, em sua maioria, nas classes de alfabetização do mesmo município. Nesse contexto, há a possibilidade de uma análise dialógicoresponsiva de investigação dos processos de formação continuada ofertados pela Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED), dos quais as professoras têm participado no decorrer de sua carreira docente. Propõe-se, pela pesquisa qualitativa, utilizar procedimentos metodológicos de Entrevista e Roda de conversa para situar e identificar as compreensões das professoras sobre a formação continuada, ressaltando, na verbalização de suas concepções e experiências, o desenvolvimento das práticas de alfabetização a partir dessa formação. Para as análises dos discursos das professoras, foram considerados os conceitos de dialogismo, enunciação e responsividade de Bakhtin (2006, 2011), buscando aproximações às teorizações de Shulman (1986, 1987), Nóvoa (1998, 2007), Kramer (2010, 2013) e Maldonado (2002), dialógicos e responsivos sobre os estilos e as práticas pedagógicas desenvolvidas, os quais decorrem da formação continuada vivida pelas alfabetizadoras.

Keywords : Professoras Alfabetizadoras; Formação Continuada; Dialogicidade e Responsividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )