SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2En el meio del mundo, aquendar la metodología: notas para queerizar la investigácion en curriculum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ABADI, Adejalmo Moreira  y  REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Autonomia para aprendizagem: uma relação entre o fracasso e o sucesso dos alunos da Educação a Distância. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.310-331. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0001.

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada com alunos de graduação a distância em Polos de Apoio Presencial de Roraima. A investigação teve como objetivo analisar a relação entre a autonomia para aprendizagem na Educação a Distância (EaD) e os resultados finais dos alunos. A problemática foi investigar quais as causas relacionadas à autonomia que contribuíram para o baixo índice de aproveitamento. O referencial teórico aborda a educação a distância e a autonomia para aprendizagem na EaD. A pesquisa foi de natureza quali-quantitativa e delineada como estudo de caso. A análise dos dados foi estruturada visando definir o perfil do aluno, os fatores de influência na evasão e na conclusão dos cursos. As considerações finais apresentam evidências de causas interferentes nos resultados e na relação com a autonomia para aprendizagem, envolvendo o aluno como estrutura de aprendizagem e a instituição ministrante como estrutura de ensino.

Palabras clave : Autonomia; Educação a Distância; Autonomia para Aprendizagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )