SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Autonomy in learning: a relationship between failure and success of Distance Education studentsIn the middle of the world, aquendar the methodology: notes for queering curriculum research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.332-356. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0002.

Este artigo investiga como a condição da crítica queer não se reflete apenas na esfera do intercâmbio social, mas pode adquirir dimensões metodológicas a tal ponto de permitir reaplicar às posturas investigativas e aos itinerários de pesquisa em currículo o estilo irônico e jocoso de ressignificação do insulto queer. O argumento explorado é que a crítica queer permite questionar as naturalizações normativas dos processos de investigação em currículo como aquelas contidas nas fórmulas que tendem a opor pesquisador/pesquisado, realismo/ficção, coerência/multiplicidade. Na perspectiva de tomar o queer como uma leitura heterogênea, este texto explora como quatro apontamentos, combinações, andanças, afetações e fecundações, intentam traduzir o que acontece quando se aquenda a metodologia de pesquisa. Movimentos que podem ser vistos como experimentos errantes em relação ao paradigma da crítica queer em educação e em currículo.

Keywords : Metodologia Queer; Localização; Pesquisa em Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )