SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Autonomía para el aprendizaje: una relación entre el fracaso y el éxito de los estudiantes de Educación a DistanciaEn el meio del mundo, aquendar la metodología: notas para queerizar la investigácion en curriculum índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.332-356. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0002.

Este artigo investiga como a condição da crítica queer não se reflete apenas na esfera do intercâmbio social, mas pode adquirir dimensões metodológicas a tal ponto de permitir reaplicar às posturas investigativas e aos itinerários de pesquisa em currículo o estilo irônico e jocoso de ressignificação do insulto queer. O argumento explorado é que a crítica queer permite questionar as naturalizações normativas dos processos de investigação em currículo como aquelas contidas nas fórmulas que tendem a opor pesquisador/pesquisado, realismo/ficção, coerência/multiplicidade. Na perspectiva de tomar o queer como uma leitura heterogênea, este texto explora como quatro apontamentos, combinações, andanças, afetações e fecundações, intentam traduzir o que acontece quando se aquenda a metodologia de pesquisa. Movimentos que podem ser vistos como experimentos errantes em relação ao paradigma da crítica queer em educação e em currículo.

Palabras clave : Metodologia Queer; Localização; Pesquisa em Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )