SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2In the middle of the world, aquendar the methodology: notes for queering curriculum researchWhat is the role of children and young people in the curriculum of History, Geography and Social sciences of Chile? The impact of the curriculum on the ideas of children and young people about their role in history author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.357-373. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0003.

Este artigo investiga como a condição da crítica queer não se reflete apenas na esfera do intercâmbio social, mas pode adquirir dimensões metodológicas a tal ponto de permitir reaplicar às posturas investigativas e aos itinerários de pesquisa em currículo o estilo irônico e jocoso de ressignificação do insulto queer. O argumento explorado é que a crítica queer permite questionar as naturalizações normativas dos processos de investigação em currículo como aquelas contidas nas fórmulas que tendem a opor pesquisador/pesquisado, realismo/ficção, coerência/multiplicidade. Na perspectiva de tomar o queer como uma leitura heterogênea, este texto explora como quatro apontamentos, combinações, andanças, afetações e fecundações, intentam traduzir o que acontece quando se aquenda a metodologia de pesquisa. Movimentos que podem ser vistos como experimentos errantes em relação ao paradigma da crítica queer em educação e em currículo.

Keywords : Metodologia Queer; Localização; Pesquisa em Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )