SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículoQual é o papel das crianças e dos jovens no currículo de História, de Geografia e de Ciências Sociais do Chile? O impacto do currículo nas ideias das crianças e dos jovens sobre o seu papel na história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de. No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.357-373. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0003.

Este artigo investiga como a condição da crítica queer não se reflete apenas na esfera do intercâmbio social, mas pode adquirir dimensões metodológicas a tal ponto de permitir reaplicar às posturas investigativas e aos itinerários de pesquisa em currículo o estilo irônico e jocoso de ressignificação do insulto queer. O argumento explorado é que a crítica queer permite questionar as naturalizações normativas dos processos de investigação em currículo como aquelas contidas nas fórmulas que tendem a opor pesquisador/pesquisado, realismo/ficção, coerência/multiplicidade. Na perspectiva de tomar o queer como uma leitura heterogênea, este texto explora como quatro apontamentos, combinações, andanças, afetações e fecundações, intentam traduzir o que acontece quando se aquenda a metodologia de pesquisa. Movimentos que podem ser vistos como experimentos errantes em relação ao paradigma da crítica queer em educação e em currículo.

Palavras-chave : Metodologia Queer; Localização; Pesquisa em Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )