SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2What is the role of children and young people in the curriculum of History, Geography and Social sciences of Chile? The impact of the curriculum on the ideas of children and young people about their role in historyA "Rocinha" of books: poetic paths of the education processes of a literacy teacher and her reader students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SOUZA, Flora Lima Farias de  and  ZIBETTI, Marli Lúcia Tonatto. Uma escola, múltiplos olhares: avaliação e recuperação no cotidiano escolar. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.394-409. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0005.

Este texto discute as relações produzidas no interior de uma escola pública em Porto Velho, Rondônia, em torno dos processos de avaliação e recuperação da aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de investigação realizada sob o referencial da psicologia escolar. O estudo, de natureza qualitativa, fez uso de análise documental, entrevistas e observações. Os resultados evidenciam, por um lado, a luta histórica de uma comunidade periférica pelo acesso à educação e, por outro, as dificuldades de diferentes ordens que se interpõem entre a conquista da escola e a qualidade do ensino oferecido. Dentre as dificuldades, destacam-se a pseudoautonomia nos processos de planejamento e o desenvolvimento da prática pedagógica, a precariedade da escola, as condições de trabalho dos docentes e as relações conflituosas entre estudantes e professores.

Keywords : Ensino Fundamental; Cotidiano Escolar; Políticas Públicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )