SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2A school, multiple perspectives: assessment and remedial education in school daily lifeThe role of affordances in Libras acquisition as second language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MENDES, Maria Francisca  and  PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. Uma "Rocinha" de livros: percursos poéticos dos processos de formação de uma professora alfabetizadora e seus alunos leitores. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.410-433. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0006.

Este artigo busca refletir sobre os processos formativos e a aprendizagem da leitura e da escrita engendrados no cotidiano de uma sala de aula de uma turma de crianças repetentes, a partir das experiências partilhadas entre a professora e seu grupo de alunos. Trata-se de uma investigação formação metodologicamente inspirada na pesquisa narrativa, que tem como fundamentação as formulações benjaminianas sobre experiência e narração e a teoria enunciativa de Bakhtin. Empiricamente, dialogamos com a formação da professora alfabetizadora e com a alfabetização das crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental, a partir de uma ação que tem como aporte a leitura como prática social, desenvolvida junto à comunidade do Laboriaux, Rocinha-RJ.

Keywords : Leitura e Escrita; Formação da Professora Alfabetizadora; Experiência e Narrativa na Alfabetização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )