SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Una escuela, perspectivas múltiples: evaluación y recuperación en el cotidiano escolarEl papel de las affordances en la adquisición de Libras como segunda lengua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MENDES, Maria Francisca  y  PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. Uma "Rocinha" de livros: percursos poéticos dos processos de formação de uma professora alfabetizadora e seus alunos leitores. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.410-433. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0006.

Este artigo busca refletir sobre os processos formativos e a aprendizagem da leitura e da escrita engendrados no cotidiano de uma sala de aula de uma turma de crianças repetentes, a partir das experiências partilhadas entre a professora e seu grupo de alunos. Trata-se de uma investigação formação metodologicamente inspirada na pesquisa narrativa, que tem como fundamentação as formulações benjaminianas sobre experiência e narração e a teoria enunciativa de Bakhtin. Empiricamente, dialogamos com a formação da professora alfabetizadora e com a alfabetização das crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental, a partir de uma ação que tem como aporte a leitura como prática social, desenvolvida junto à comunidade do Laboriaux, Rocinha-RJ.

Palabras clave : Leitura e Escrita; Formação da Professora Alfabetizadora; Experiência e Narrativa na Alfabetização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )