SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Uma escola, múltiplos olhares: avaliação e recuperação no cotidiano escolarO papel das affordances na aquisição da Libras como segunda língua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MENDES, Maria Francisca  e  PEREZ, Carmen Lúcia Vidal. Uma "Rocinha" de livros: percursos poéticos dos processos de formação de uma professora alfabetizadora e seus alunos leitores. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.410-433. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0006.

Este artigo busca refletir sobre os processos formativos e a aprendizagem da leitura e da escrita engendrados no cotidiano de uma sala de aula de uma turma de crianças repetentes, a partir das experiências partilhadas entre a professora e seu grupo de alunos. Trata-se de uma investigação formação metodologicamente inspirada na pesquisa narrativa, que tem como fundamentação as formulações benjaminianas sobre experiência e narração e a teoria enunciativa de Bakhtin. Empiricamente, dialogamos com a formação da professora alfabetizadora e com a alfabetização das crianças do primeiro segmento do Ensino Fundamental, a partir de uma ação que tem como aporte a leitura como prática social, desenvolvida junto à comunidade do Laboriaux, Rocinha-RJ.

Palavras-chave : Leitura e Escrita; Formação da Professora Alfabetizadora; Experiência e Narrativa na Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )