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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PUHL, Jéssica  e  BORGES, Elaine Ferreira do Vale. O papel das affordances na aquisição da Libras como segunda língua. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.434-448. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0007.

A Libras é uma língua viso-espacial utilizada pela comunidade surda brasileira. Seguindo os princípios da espacialidade e da visão, o usuário da língua de sinais recorre com mais facilidade aos estímulos do meio do que o usuário da língua oral-auditiva. Assim, parte-se da hipótese de que as affordances (propriedades do ambiente que viabilizam ações psicologicamente possíveis) seriam um elemento facilitador no processo de aquisição da Libras. Utilizando-se da pesquisa narrativa e interpretativista de natureza qualitativa, discute-se o papel das affordances no ciclo de percepção, interpretação e ação de uma ouvinte na aquisição de Libras como segunda língua. Resultados apontam que os sinais icônicos podem ser considerados importantes affordances nos estágios iniciais da aquisição. Constata-se, ainda, a importância da permanência no nicho em que naturalmente se usa a Libras para a evolução nesse processo.

Palavras-chave : Affordances; Aquisição de Segunda Língua; Língua Brasileira de Sinais.

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