SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2El papel de las affordances en la adquisición de Libras como segunda lenguaPlan de estudios para la formación ampliada y la teoría de la actividad de la enseñanza en la Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. A oficialização do saber: currículo e avaliação da aprendizagem no estado de São Paulo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.449-463. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0008.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que visa compreender as políticas curricular e de avaliação da aprendizagem em curso no Estado de São Paulo. Toma-se como referência o ano de 2007, marcado por modificações na forma de organizar o currículo da rede estadual paulista, com a implementação do currículo único em todas as escolas e pela vinculação desse currículo ao sistema de avaliação da aprendizagem. Analisam-se os documentos que dão forma ao currículo e ao processo de avaliação, definido a partir de diretrizes estabelecidas pelo SARESP. A análise dos documentos permite afirmar que, embora os fundamentos do currículo enalteçam a importância da diversidade cultural e da autonomia do professor, no cotidiano escolar, diversidade e autonomia perdem-se em meio a um processo avaliativo, que, em razão do caráter classificatório das escolas e de sua utilização como critério de remuneração dos trabalhadores da educação, acaba definindo o que deve ser ensinado. Os dados da pesquisa permitem afirmar que o SARESP assumiu o papel de indutor da política curricular no Estado.

Palabras clave : Currículo; Avaliação; São Paulo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )