SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O papel das affordances na aquisição da Libras como segunda línguaCurrículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. A oficialização do saber: currículo e avaliação da aprendizagem no estado de São Paulo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.449-463. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0008.

Este artigo apresenta resultados de pesquisa que visa compreender as políticas curricular e de avaliação da aprendizagem em curso no Estado de São Paulo. Toma-se como referência o ano de 2007, marcado por modificações na forma de organizar o currículo da rede estadual paulista, com a implementação do currículo único em todas as escolas e pela vinculação desse currículo ao sistema de avaliação da aprendizagem. Analisam-se os documentos que dão forma ao currículo e ao processo de avaliação, definido a partir de diretrizes estabelecidas pelo SARESP. A análise dos documentos permite afirmar que, embora os fundamentos do currículo enalteçam a importância da diversidade cultural e da autonomia do professor, no cotidiano escolar, diversidade e autonomia perdem-se em meio a um processo avaliativo, que, em razão do caráter classificatório das escolas e de sua utilização como critério de remuneração dos trabalhadores da educação, acaba definindo o que deve ser ensinado. Os dados da pesquisa permitem afirmar que o SARESP assumiu o papel de indutor da política curricular no Estado.

Palavras-chave : Currículo; Avaliação; São Paulo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )