SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Knowledge formalization: curriculum and learning assessment in the State of São PauloPedagogical strategies and evaluations used with target audience students of Special Education according to the account of the ordinary and special education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

SILVANO, Sirléia  and  ORTIGARA, Vidalcir. Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.464-481. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009.

Este artigo versa sobre a concepção de currículo de caráter ampliado em Educação Física e a teoria de ensino de Davidov e Leontiev como possibilidade de objetivação da formação humana na perspectiva omnilateral. Defende-se a necessidade de que a dinâmica curricular - o trato com o conhecimento, a sistematização escolar e a normatização das práticas escolares - se efetive em um currículo de caráter ampliado. Considera-se que o trato com o conhecimento envolve a necessidade de criar condições para que se dê a transmissão e a assimilação do saber escolar. Refere-se, portanto, a uma direção científica da atividade de ensino do professor, ou seja, que este leve o estudante a entrar em atividade de estudo; de ascensão do conhecimento abstrato ao conhecimento teórico concreto, o que é propiciado pela organização do currículo a partir de uma concepção ampliada.

Keywords : Currículo de Caráter Ampliado; Educação Física Escolar; Atividade de Ensino; Formação Omnilateral.

        · abstract in English | English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )