SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Oficialización del saber: currículo y evaluación de aprendizaje en el Estado de São PauloEstrategias pedagógicas y las evaluaciones con audiencia de los estudiantes de Educación Especial de acuerdo con informes de los maestros de educación especial y común índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SILVANO, Sirléia  y  ORTIGARA, Vidalcir. Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolar. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.464-481. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0009.

Este artigo versa sobre a concepção de currículo de caráter ampliado em Educação Física e a teoria de ensino de Davidov e Leontiev como possibilidade de objetivação da formação humana na perspectiva omnilateral. Defende-se a necessidade de que a dinâmica curricular - o trato com o conhecimento, a sistematização escolar e a normatização das práticas escolares - se efetive em um currículo de caráter ampliado. Considera-se que o trato com o conhecimento envolve a necessidade de criar condições para que se dê a transmissão e a assimilação do saber escolar. Refere-se, portanto, a uma direção científica da atividade de ensino do professor, ou seja, que este leve o estudante a entrar em atividade de estudo; de ascensão do conhecimento abstrato ao conhecimento teórico concreto, o que é propiciado pela organização do currículo a partir de uma concepção ampliada.

Palabras clave : Currículo de Caráter Ampliado; Educação Física Escolar; Atividade de Ensino; Formação Omnilateral.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )