SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Plan de estudios para la formación ampliada y la teoría de la actividad de la enseñanza en la Educación FísicaFormación de maestros y la práctica pedagógica: un análisis sobre la naturaleza de los saberes docentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

GUALDA, Danielli Silva  y  DUARTE, Márcia. Estratégias pedagógicas e avaliações utilizadas com alunos público-alvo da Educação Especial segundo relato dos professores da sala de aula comum e da Educação Especial. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.482-504. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0010.

Este artigo analisa o relato dos professores da sala de aula comum sobre as estratégias pedagógicas utilizadas com os possíveis alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) - antes de encaminhá-los para o atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais (SRMs) -, bem como analisa os critérios avaliativos estabelecidos com aqueles que passaram a receber tal atendimento e, ainda, o relato dos professores da Educação Especial sobre as avaliações utilizadas com os alunos PAEE, após receberem o AEE na SRMs. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevista, dos quais um foi respondido por 30 professoras da sala de aula comum e o segundo respondido por cinco professoras da Educação Especial. Os resultados sugeriram que as estratégias pedagógicas e as avaliações direcionadas aos alunos PAEE eram fatores determinantes para identificar se as propostas políticas relacionadas à Educação Inclusiva estavam sendo implementadas de maneira efetiva nas escolas de Ensino Fundamental I

Palabras clave : Estratégias Pedagógicas; Avaliação; Educação Especial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )