SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Currículo de formação ampliada e teoria da atividade de ensino na Educação Física escolarFormação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GUALDA, Danielli Silva  e  DUARTE, Márcia. Estratégias pedagógicas e avaliações utilizadas com alunos público-alvo da Educação Especial segundo relato dos professores da sala de aula comum e da Educação Especial. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.482-504. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0010.

Este artigo analisa o relato dos professores da sala de aula comum sobre as estratégias pedagógicas utilizadas com os possíveis alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) - antes de encaminhá-los para o atendimento educacional especializado (AEE) nas salas de recursos multifuncionais (SRMs) -, bem como analisa os critérios avaliativos estabelecidos com aqueles que passaram a receber tal atendimento e, ainda, o relato dos professores da Educação Especial sobre as avaliações utilizadas com os alunos PAEE, após receberem o AEE na SRMs. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevista, dos quais um foi respondido por 30 professoras da sala de aula comum e o segundo respondido por cinco professoras da Educação Especial. Os resultados sugeriram que as estratégias pedagógicas e as avaliações direcionadas aos alunos PAEE eram fatores determinantes para identificar se as propostas políticas relacionadas à Educação Inclusiva estavam sendo implementadas de maneira efetiva nas escolas de Ensino Fundamental I

Palavras-chave : Estratégias Pedagógicas; Avaliação; Educação Especial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )