SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Pedagogical strategies and evaluations used with target audience students of Special Education according to the account of the ordinary and special education teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MACENHAN, Camila; TOZETTO, Susana Soares  and  BRANDT, Celia Finck. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.505-525. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0011.

O presente texto tem como objeto o saber docente, com o objetivo central de desvelar, por meio de interpretações inferenciais, o saber do professor da Educação Infantil diante da prática pedagógica. A investigação envolveu quatro (4) professoras da Educação Infantil, utilizou as observações e as entrevistas para a coleta dos dados e contou com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) para o tratamento das informações empíricas. Os fundamentos utilizados na pesquisa envolvem estudos de Tardif (2002), Gauthier et al. (2006) e Gimeno Sacristán (1999). Os resultados mostram que os saberes docentes originam tanto dos cursos de formação de professores quanto de suas experiências pessoais e profissionais. Os momentos citados fornecem elementos que constituem fontes de aprendizagem dos saberes que, por sua vez, passam por processos de desenvolvimento e são mobilizados na prática pedagógica de modo a influenciar e receber interferências dessa prática.

Keywords : Saberes Docentes; Formação de Professores; Prática Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )