SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Estratégias pedagógicas e avaliações utilizadas com alunos público-alvo da Educação Especial segundo relato dos professores da sala de aula comum e da Educação Especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MACENHAN, Camila; TOZETTO, Susana Soares  e  BRANDT, Celia Finck. Formação de professores e prática pedagógica: uma análise sobre a natureza dos saberes docentes. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.2, pp.505-525. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0011.

O presente texto tem como objeto o saber docente, com o objetivo central de desvelar, por meio de interpretações inferenciais, o saber do professor da Educação Infantil diante da prática pedagógica. A investigação envolveu quatro (4) professoras da Educação Infantil, utilizou as observações e as entrevistas para a coleta dos dados e contou com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) para o tratamento das informações empíricas. Os fundamentos utilizados na pesquisa envolvem estudos de Tardif (2002), Gauthier et al. (2006) e Gimeno Sacristán (1999). Os resultados mostram que os saberes docentes originam tanto dos cursos de formação de professores quanto de suas experiências pessoais e profissionais. Os momentos citados fornecem elementos que constituem fontes de aprendizagem dos saberes que, por sua vez, passam por processos de desenvolvimento e são mobilizados na prática pedagógica de modo a influenciar e receber interferências dessa prática.

Palavras-chave : Saberes Docentes; Formação de Professores; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )