SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Public policies: right to learn and formative assessmentCurriculum policies and teaching evaluation in the Ibero-American context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  and  DAMETTO, Jarbas. Sobre Foucault e a verdade: as relações entre currículo e avaliações em larga escala. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.577-589. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0003.

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, cujo escopo incide sobre a noção de "verdade" em Michel Foucault (1926-1984). Explora-se seu potencial como aparato crítico para a abordagem de políticas educacionais, mormente em relação ao currículo e a sua interface com as avaliações em larga escala. Frente a esse intento, recorre-se à obra foucaultiana e ao debate acerca da verdade como fenômeno situado no âmbito das práticas e da construção política da realidade. A partir dessa lógica, aproxima-se esse aparato crítico à interpretação das políticas educacionais, em especial daquelas que se utilizam de indicadores de qualidade como modo de legitimação, bem como de ações advindas dessa legitimação, entre elas os currículos escolares. Como resultado, salienta-se que as avaliações em larga escala são capazes de moldar o currículo escolar, impondo-se como porta-voz da verdade em relação ao projeto de sociedade em pauta.

Keywords : Currículo; Avaliações em larga escala; Michel Foucault.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )