SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Políticas públicas: derecho a aprender y evaluación formativaPolíticas de currículo y evaluación para la docencia en el espacio Iberoamericano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  y  DAMETTO, Jarbas. Sobre Foucault e a verdade: as relações entre currículo e avaliações em larga escala. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.577-589. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0003.

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa de base documental e bibliográfica, pautada por uma metodologia analítico-reconstrutiva, cujo escopo incide sobre a noção de "verdade" em Michel Foucault (1926-1984). Explora-se seu potencial como aparato crítico para a abordagem de políticas educacionais, mormente em relação ao currículo e a sua interface com as avaliações em larga escala. Frente a esse intento, recorre-se à obra foucaultiana e ao debate acerca da verdade como fenômeno situado no âmbito das práticas e da construção política da realidade. A partir dessa lógica, aproxima-se esse aparato crítico à interpretação das políticas educacionais, em especial daquelas que se utilizam de indicadores de qualidade como modo de legitimação, bem como de ações advindas dessa legitimação, entre elas os currículos escolares. Como resultado, salienta-se que as avaliações em larga escala são capazes de moldar o currículo escolar, impondo-se como porta-voz da verdade em relação ao projeto de sociedade em pauta.

Palabras clave : Currículo; Avaliações em larga escala; Michel Foucault.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )