SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Políticas de currículo y evaluación para la docencia en el espacio IberoamericanoPolíticas de evaluación a gran escala: ¿el ENADE interfiere en la gestión de los cursos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FELDMANN, Taise; SOUZA, Osmar de  y  HEINZLE, Marcia Regina Selpa. As posições-sujeito (Estado e gestores) diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior brasileiro. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.605-620. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0005.

Diante das avaliações em larga escala no Ensino Superior Brasileiro, este artigo objetiva a) analisar as posições-sujeito do Estado e dos coordenadores de cursos de graduação e b) compreender as influências das políticas de avaliação nos currículos da Educação Superior. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, cujo corpus constitui-se de discursos de cinco coordenadores de cursos da área da saúde analisados por meio do método indutivo. As reflexões teóricas baseiam-se em pesquisas sobre a avaliação no ensino superior no que tange às condições de produção das avaliações no cenário mundial e nacional e também em teóricos da Análise do Discurso Francesa. Os resultados apontam que tais posições são interpeladas tanto pelos efeitos ideológicos do Estado, quanto pela posição-sujeito de coordenador/gestor de curso e produzem efeitos de sentido de acatamento, regulação e/ou controle e resistência e/ou descontentamento.

Palabras clave : Posições-sujeito; Avaliação em larga escala; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )