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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MENEGAO, Rita de Cássia Silva Godoi. Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.641-656. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0007.

Este trabalho resulta de uma pesquisa de doutorado que analisa o currículo escolar na interface com a avaliação externa, com o objetivo de identificar, descrever e analisar como os sujeitos estão se posicionando nesse contexto de testes, e mapear as alterações realizadas no currículo escolar, impelidas pela Prova Brasil e IDEB. A abordagem é descritivo-analítica, com uso da análise documental, questionário e entrevistas orais, em amostra de 55 professores, sujeitos. A investigação fundamentou-se em Freitas et al. (2012), Gimeno Sacristán (2000), Apple (2005), Sousa (2004) entre outros. A avaliação externa tem impactado a configuração do currículo escolar e induzido ao treinamento, em demasia, para os testes, comprometendo, desta forma, a qualidade da educação.

Palavras-chave : Currículo escolar; Avaliação externa em larga escala; Políticas educacionais.

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