SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The impacts of large-scale assessment on school curriculumThe evaluation policy in the State of Rio de Janeiro: implications for school management and curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; BARBOSA, Andreza; SILVA, Natiely Pasetto e  and  LANDO, Daniela Aparecida. Os sentidos do SARESP para professores e alunos da rede pública estadual paulista e a gestão do currículo na sala de aula. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.657-675. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0008.

O artigo discute os efeitos das avaliações externas na gestão do currículo na sala de aula. O objetivo da pesquisa desenvolvida foi compreender quais sentidos são produzidos por professores e alunos frente às exigências do SARESP. O trabalho de campo envolveu o acompanhamento de atividades de trabalho pedagógico coletivo de uma escola pública do interior paulista durante os anos de 2014 e 2015. A análise dos registros dos encontros que discutiram a relação entre avaliação e currículo permite afirmar que o SARESP pode ser considerado como parâmetro e referência para a reflexão e ajustes no planejamento dos professores, mas a centralidade que assumiu na organização do trabalho pedagógico está caracterizada como medida e controle, ao definir o que ensinar e como avaliar o trabalho do professor e do aluno, esvaziando a discussão sobre o projeto político-pedagógico.

Keywords : Avaliação; Currículo; Cotidiano escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )