SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolaresPolítica de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: repercussões na gestão escolar e no currículo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo; BARBOSA, Andreza; SILVA, Natiely Pasetto e  e  LANDO, Daniela Aparecida. Os sentidos do SARESP para professores e alunos da rede pública estadual paulista e a gestão do currículo na sala de aula. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.657-675. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0008.

O artigo discute os efeitos das avaliações externas na gestão do currículo na sala de aula. O objetivo da pesquisa desenvolvida foi compreender quais sentidos são produzidos por professores e alunos frente às exigências do SARESP. O trabalho de campo envolveu o acompanhamento de atividades de trabalho pedagógico coletivo de uma escola pública do interior paulista durante os anos de 2014 e 2015. A análise dos registros dos encontros que discutiram a relação entre avaliação e currículo permite afirmar que o SARESP pode ser considerado como parâmetro e referência para a reflexão e ajustes no planejamento dos professores, mas a centralidade que assumiu na organização do trabalho pedagógico está caracterizada como medida e controle, ao definir o que ensinar e como avaliar o trabalho do professor e do aluno, esvaziando a discussão sobre o projeto político-pedagógico.

Palavras-chave : Avaliação; Currículo; Cotidiano escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )