SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The meanings of SARESP for teachers and students from São Paulo's public school system and the management of the curriculum inside the classroomSchool historical knowledge: fixation of meanings from an evaluation policy in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CERQUEIRA, Leonardo Meirelles; GONZALEZ, Wânia  and  BERNADO, Elisangela da Silva. Política de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: repercussões na gestão escolar e no currículo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.676-692. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0009.

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o sistema de avaliação do estado do Rio de Janeiro a partir da década de 1990. A apresentação foi organizada por meio do referencial teórico que se ampara em Brooke; Soares (2008); Coelho (2008); Sordi; Ludke (2009); Bonamino; Sousa (2012), além dos documentos oficiais que definem o sistema de avaliação; a discussão foi construída a partir da fala de dois gestores (um diretor e uma diretora) e um professor atuantes nas escolas observadas. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Compreendem a pesquisa documental o "SAERJ" e o "Saerjinho", o Currículo Mínimo, o Sistema on-line chamado Conexão, o "IDERJ" a partir dos quais foi possível identificar uma política fortemente marcada por responsabilizar os professores e diretores pelos resultados alcançados. Os resultados apontam que, em ambas as escolas, há um treinamento para a realização das avaliações externas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Conclui-se que o atendimento às demandas particulares de cada escola pode ser prejudicado pela atenção destinada ao cumprimento das exigências gerais impostas pelo sistema de avaliação externo às escolas.

Keywords : Sistema de avaliação; Gestão escolar; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )