SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Los sentidos del SARESP para profesores y alumnos de la red pública estatal paulista y la gestión del programa en la sala de clasesConocimiento histórico escolar: fijaciones de sentidos a partir de una política de evaluación en Río de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CERQUEIRA, Leonardo Meirelles; GONZALEZ, Wânia  y  BERNADO, Elisangela da Silva. Política de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: repercussões na gestão escolar e no currículo. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.676-692. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0009.

O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir o sistema de avaliação do estado do Rio de Janeiro a partir da década de 1990. A apresentação foi organizada por meio do referencial teórico que se ampara em Brooke; Soares (2008); Coelho (2008); Sordi; Ludke (2009); Bonamino; Sousa (2012), além dos documentos oficiais que definem o sistema de avaliação; a discussão foi construída a partir da fala de dois gestores (um diretor e uma diretora) e um professor atuantes nas escolas observadas. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Compreendem a pesquisa documental o "SAERJ" e o "Saerjinho", o Currículo Mínimo, o Sistema on-line chamado Conexão, o "IDERJ" a partir dos quais foi possível identificar uma política fortemente marcada por responsabilizar os professores e diretores pelos resultados alcançados. Os resultados apontam que, em ambas as escolas, há um treinamento para a realização das avaliações externas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Conclui-se que o atendimento às demandas particulares de cada escola pode ser prejudicado pela atenção destinada ao cumprimento das exigências gerais impostas pelo sistema de avaliação externo às escolas.

Palabras clave : Sistema de avaliação; Gestão escolar; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )