SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The evaluation policy in the State of Rio de Janeiro: implications for school management and curriculumCurriculum, evaluation and the constitution of the teaching subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim  and  GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento histórico escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.693-713. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0010.

O objetivo deste artigo é problematizar as disputas por fixação de sentidos de conhecimento histórico escolar no Saerjinho - instrumento avaliativo que compõe o sistema de avaliação da rede fluminense. Concebendo o currículo como prática de significação e atribuição de sentidos e avaliação como política e prática curricular, foram analisadas informações veiculadas no site da Secretaria de Educação, questões da prova de História e entrevistas semiestruturadas com professores dessa disciplina, a partir de uma postura epistêmica discursiva na pauta pós-fundacional que entende a produção de significados como um ato político. As análises apontaram que há disputas não pelo que do conhecimento histórico fixado, mas pelo quem tem o direito de fixar tal conhecimento em um instrumento avaliativo.

Keywords : Currículo; Avaliação; Conhecimento histórico escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )