SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Política de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro: repercussões na gestão escolar e no currículoCurrículo, avaliação e a constituição do sujeito docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim  e  GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento histórico escolar: fixações de sentidos a partir de uma política de avaliação no Rio de Janeiro. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.693-713. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0010.

O objetivo deste artigo é problematizar as disputas por fixação de sentidos de conhecimento histórico escolar no Saerjinho - instrumento avaliativo que compõe o sistema de avaliação da rede fluminense. Concebendo o currículo como prática de significação e atribuição de sentidos e avaliação como política e prática curricular, foram analisadas informações veiculadas no site da Secretaria de Educação, questões da prova de História e entrevistas semiestruturadas com professores dessa disciplina, a partir de uma postura epistêmica discursiva na pauta pós-fundacional que entende a produção de significados como um ato político. As análises apontaram que há disputas não pelo que do conhecimento histórico fixado, mas pelo quem tem o direito de fixar tal conhecimento em um instrumento avaliativo.

Palavras-chave : Currículo; Avaliação; Conhecimento histórico escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )