SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3School historical knowledge: fixation of meanings from an evaluation policy in Rio de JaneiroEvaluation Policy and Integral Education Program in the High School of Pernambuco State Education System: the limits of the centrality of evaluation in education policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LIMA, Gabriela Pereira da Cunha  and  MENDES, Cláudio Lúcio. Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.714-735. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0011.

O presente artigo analisa de modo articulado: a. o dispositivo curricular do Estado de Minas Gerais - Conteúdos Básicos Comuns (CBC) - e b. o dispositivo avaliativo a ele atrelado - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) a partir da compreensão de que as práticas neoliberais presentes no Estado e na sociedade enquadram o currículo e a avaliação sob a ótica da economia. O viés de análise toma o neoliberalismo como uma forma de governo no sentido foucaultiano, ou seja, que produz processos de subjetivação sobre as populações docentes da rede pública estadual de Minas Gerais. Desse modo, o neoliberalismo usa a educação de forma interessada na produção do sujeito para o mercado, como um importante mecanismo do Capital Humano. Seguindo essa trilha teórico-metodológica, investigamos empiricamente as mudanças em curso expressas em documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (especialmente relacionados ao CBC e ao SIMAVE). Os resultados apontam o CBC como uma proposta sintonizada com o Choque de Gestão do governo de estado de 2003 a 2014 que coloca a educação do estado de Minas Gerais sob mecanismos de regulação gerencial e de resultados, ambos a favor da economia. Concluímos que a partir da articulação entre o CBC e o SIMAVE atuam práticas de mercado gerenciais e performáticas por meio de uma série de poderes e saberes que a ela estão associados, tornando as propostas curriculares supostamente indissociáveis dessas práticas e dos processos de subjetivação dos docentes.

Keywords : Currículo; Avaliação; Neoliberalismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )