SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Conocimiento histórico escolar: fijaciones de sentidos a partir de una política de evaluación en Río de JaneiroPolítica de Evaluación y Programa de Educación Integral en la Red de Enseñanza de La Escuela Secundária de Pernambuco: los limites del papel central de la evaluación en las políticas educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LIMA, Gabriela Pereira da Cunha  y  MENDES, Cláudio Lúcio. Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.714-735. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0011.

O presente artigo analisa de modo articulado: a. o dispositivo curricular do Estado de Minas Gerais - Conteúdos Básicos Comuns (CBC) - e b. o dispositivo avaliativo a ele atrelado - Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) a partir da compreensão de que as práticas neoliberais presentes no Estado e na sociedade enquadram o currículo e a avaliação sob a ótica da economia. O viés de análise toma o neoliberalismo como uma forma de governo no sentido foucaultiano, ou seja, que produz processos de subjetivação sobre as populações docentes da rede pública estadual de Minas Gerais. Desse modo, o neoliberalismo usa a educação de forma interessada na produção do sujeito para o mercado, como um importante mecanismo do Capital Humano. Seguindo essa trilha teórico-metodológica, investigamos empiricamente as mudanças em curso expressas em documentos oficiais da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (especialmente relacionados ao CBC e ao SIMAVE). Os resultados apontam o CBC como uma proposta sintonizada com o Choque de Gestão do governo de estado de 2003 a 2014 que coloca a educação do estado de Minas Gerais sob mecanismos de regulação gerencial e de resultados, ambos a favor da economia. Concluímos que a partir da articulação entre o CBC e o SIMAVE atuam práticas de mercado gerenciais e performáticas por meio de uma série de poderes e saberes que a ela estão associados, tornando as propostas curriculares supostamente indissociáveis dessas práticas e dos processos de subjetivação dos docentes.

Palabras clave : Currículo; Avaliação; Neoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )