SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Políticas de evaluación en la enseñanza básica y sus despliegues en la asignatura de ArteEvaluaciones en el currículo del primer año de la enseñanza fundamental: gobierno de los profesores/as y alumnos/as y la aplicación del dispositivo de anticipación de la alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CARVALHO, Elma Júlia Gonçalves de  y  SANTOS, Jane Eire Rigoldi. Políticas de avaliações externas: ênfase nas competências cognitivas e socioemocionais. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.775-794. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0014.

Este artigo apresenta reflexões sobre as políticas brasileiras de avaliação externa com o objetivo de questionar a pertinência da ênfase que tem sido dada às competências. Para isso analisaremos os objetivos, os fundamentos e as matrizes de referência da Prova Brasil e o Projeto SENNA, relacionando-os às novas exigências do capital e aos direcionamentos das organizações internacionais a partir dos anos de 1990. Conforme a análise, incialmente, as avaliações externas tinham uma perspectiva conteudista e, posteriormente, passaram a orientar-se pelo modelo de competências, influenciando na forma como os professores avaliam e a maneira como operacionalizam os conhecimentos, ou seja, suas concepções pedagógicas. Os resultados apontam que a lógica das competências corresponde a uma tendência nos direcionamentos políticos e pedagógicos de negação dos conhecimentos científicos e culturais, e do papel da escola como responsável pela distribuição, o mais igualmente possível, dos conhecimentos sistematizados.

Palabras clave : Políticas educacionais; Avaliações externas; Competências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )