SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Políticas de avaliações externas: ênfase nas competências cognitivas e socioemocionaisAvaliação e Currículo na Educação Básica: a especificidade da Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva  e  PARAISO, Marlucy Alves. Avaliações no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental: governo de professores/as e alunos/as e implementação do dispositivo de antecipação da alfabetização. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.795-811. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0015.

Por meio de uma pesquisa que utilizou técnicas etnográficas articuladas à análise de discurso de inspiração foucaultiana, este artigo analisa os efeitos de avaliações em um currículo de uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental e mostra a lógica avaliativa em ação no currículo, que faz a avaliação assumir três formas: 1) avaliação para acompanhar a aprendizagem das crianças; 2) avaliação dos comportamentos infantis; 3) avaliações sistêmicas. Os resultados apontam que esses três modos de avaliar, com suas diferentes estratégias e práticas, conduzem os mais diferentes raciocínios no currículo investigado. A conclusão é de que são instituidas relações de poder-saber, governando alunos/as e docentes e auxiliando na implementação e operacionalização do dispositivo de antecipação da alfabetização.

Palavras-chave : Currículo; Avaliação; Alfabetização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )