SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Evaluaciones en el currículo del primer año de la enseñanza fundamental: gobierno de los profesores/as y alumnos/as y la aplicación del dispositivo de anticipación de la alfabetizaciónLa evaluación en la enseñanza infantil: un análisis a partir de informes de una maestra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

VIEIRA, Maria Nilceia Andrade  y  COCO, Valdete. Avaliação e Currículo na Educação Básica: a especificidade da Educação Infantil. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.812-831. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0016.

Nas políticas públicas atuais, a avaliação e o currículo permanecem em pauta, provocando indagações e tensionando debates. Este artigo focaliza o campo da Educação Infantil (EI) reunindo discussões sobre a avaliação institucional e o currículo nessa etapa inicial da Educação Básica. Consideram-se como aportes teórico-metodológicos referenciais bakhtinianos e a abordagem do ciclo de políticas de Ball em associação a produções acadêmicas referentes aos temas, com análise de documentos da legislação brasileira e de elementos advindos de pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que a sustentação teórica e o embasamento legal da EI, no que tange à avaliação e ao currículo, fortalecem um percurso de consolidação de seu pertencimento à Educação Básica, em simultaneidade à demarcação de sua especificidade.

Palabras clave : Avaliação institucional; Currículo; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )