SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Avaliações no currículo do primeiro ano do Ensino Fundamental: governo de professores/as e alunos/as e implementação do dispositivo de antecipação da alfabetizaçãoA avaliação na Educação Infantil: uma análise a partir de relatórios de uma professora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

VIEIRA, Maria Nilceia Andrade  e  COCO, Valdete. Avaliação e Currículo na Educação Básica: a especificidade da Educação Infantil. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.812-831. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0016.

Nas políticas públicas atuais, a avaliação e o currículo permanecem em pauta, provocando indagações e tensionando debates. Este artigo focaliza o campo da Educação Infantil (EI) reunindo discussões sobre a avaliação institucional e o currículo nessa etapa inicial da Educação Básica. Consideram-se como aportes teórico-metodológicos referenciais bakhtinianos e a abordagem do ciclo de políticas de Ball em associação a produções acadêmicas referentes aos temas, com análise de documentos da legislação brasileira e de elementos advindos de pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciam que a sustentação teórica e o embasamento legal da EI, no que tange à avaliação e ao currículo, fortalecem um percurso de consolidação de seu pertencimento à Educação Básica, em simultaneidade à demarcação de sua especificidade.

Palavras-chave : Avaliação institucional; Currículo; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )