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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NOGUEIRA, Gabriela Medeiros  e  PRADO, Gabriela Ortiz. A avaliação na Educação Infantil: uma análise a partir de relatórios de uma professora. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.832-849. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0017.

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo compreender como uma professora de Escola Municipal - Educação Infantil em Rio Grande (RS) concebe a avaliação nesta etapa da Educação Básica. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e teve como corpus, dezesseis "Relatórios de avaliação" elaborados em 2014. A análise dos dados deu-se a partir dos estudos de Barbosa (2006; 2008); Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014). Os resultados indicam uma perspectiva de avaliação mais focada no trabalho do professor do que nas crianças, evidenciando propostas e resultados, sem enfatizar o percurso. Todos os relatórios analisados apresentam sistematicamente a mesma estrutura e organização textual, independentemente da criança que esteja sendo avaliada. Conclui-se, desse modo, que as particularidades de cada criança são desconsideradas nos relatórios, uma vez que todas podem ser descritas por meio de uma mesma frase.

Palavras-chave : Avaliação; Educação Infantil; Relatórios de avaliação.

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