SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Políticas educacionais para o Ensino Médio: conhecimento ou capacitação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARTAXO, Simone Manosso; ROMANOWSKI, Joana Paulin  e  MARTINS, Pura Lucia Oliver. Tensões e prioridades no processo de formação continuada do alfabetizador: da concepção à prática de formação. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.861-880. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0020.

O estudo analisa os processos que marcaram práticas de formação continuada dos alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, desde o período de 1963. Para isso buscou-se identificar como se caracterizaram os momentos da formação continuada dos alfabetizadores, bem como reconhecer quais abordagens teóricas da alfabetização fizeram parte dos cursos de formação continuada do professor. A abordagem de pesquisa é qualitativa, e para a coleta de dados utilizaram-se a análise documental e entrevistas. A análise foi realizada tendo, como eixo epistemológico a teoria como expressão da prática (MARTINS, 1998; MORTATTI, 2000, 2013; SANTOS, 1992; THOMPSON, 2009). Apreendemos, da análise, fatores determinantes do processo de formação que partiram da necessidade de: instituir e sistematizar uma abordagem da alfabetização que abandone o velho e opte pelo novo; formar os professores, incluindo-os como coautores de sua formação; desenvolver um processo de formação respaldado pela teoria a ser agregada às práticas desenvolvidas pelos docentes.

Palavras-chave : Formação docente; Concepções de alfabetização; Teoria e prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )