SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Tensões e prioridades no processo de formação continuada do alfabetizador: da concepção à prática de formaçãoPossibilidades e limites da formação do professor de Arte e da educação artística escolar na perspectiva de humanização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SFREDO, Marta Luiza  e  SILVA, Roberto Rafael Dias da. Políticas educacionais para o Ensino Médio: conhecimento ou capacitação?. Práxis Educativa [online]. 2016, vol.11, n.3, pp.881-896. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0021.

O tema do artigo são as políticas educacionais produzidas para o Ensino Médio, na última década, objetivando examinar as concepções de conhecimento que emergem de tais políticas por meio da relação entre educação e desenvolvimento econômico. A metodologia utilizada foi a análise documental, e o referencial teórico adotado considerou autores como Licínio Lima, Stephen Ball e Nora Krawczyk. Os estudos realizados permitiram compreender de que forma a flexibilidade fez com que o conhecimento desse lugar a aprendizagens mínimas. Estas são caracterizadas por capacitações para formar personalidades produtivas para fomentar a competitividade econômica através do estabelecimento de percursos formativos individualizados. O conhecimento está associado à produção de um perfil formativo pautado na aprendizagem permanente, objetivando a empregabilidade.

Palavras-chave : Ensino Médio; Conhecimento; Flexibilidade; Competitividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )