SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Exigencia conceptual del trabajo práctico: abordaje multidisciplinaria de análisis del discurso pedagógico en la clase de ciencias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro  y  LIMA, Abegair Farias de. Brincar na infância: importância e singularidades para crianças com deficiência visual. Práxis Educativa [online]. 2017, vol.12, n.1, pp.9-24. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i1.0001.

O presente estudo investigou do que e de que forma crianças com deficiência visual brincam no contexto familiar e educacional, visando compreender o brincar e o papel do brinquedo no desenvolvimento dessas crianças. Amparamo-nos na perspectiva histórico-cultural considerando, especialmente, os estudos de Vygotsky. A coleta de materialidades empíricas aconteceu nas cinco famílias das crianças cegas ou com baixa visão pesquisadas e na instituição especializada que elas frequentam. Adotamos entrevistas semiestruturadas com pais e educadores e observações nos contextos mencionados. Os dados coletados foram categorizados e teorizados por meio da análise de conteúdo. Concluímos que a mediação de outra pessoa durante o brincar possibilita às crianças com deficiência visual a aquisição de confiança na exploração do espaço físico, dos objetos, assim como a elaboração conceitual.

Palabras clave : Crianças com deficiência visual; Brincar; Interação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )